sábado, 3 de novembro de 2007

Escola de Administração Fazendária - Esaf
Curso de Disseminadores de Educação Fiscal


Educação Fiscal, um compromisso de todos

Cursistas:
Bernardete Adami
Maria Gladis Franco Marramon
Marlise Helena Rissi
Rosângela Marques Bastos Susin

Tutora: Adriana Carrazoni Duarte Sitta

Caxias do Sul /RS
2007

Educação Fiscal, um compromisso de todos

Local onde será desenvolvido o projeto: Escola Estadual de Ensino Médio João Triches.

Cidade: Caxias do Sul

Diretora da Escola: Rosângela Marques Bastos Susin

Tutora: Adriana Carrazoni Duarte Sitta

Responsáveis pelo Projeto:
Bernardete Adami (Professora de Educação Artística e Ensino Religioso)
Maria Gladis Franco Marramon (Professora do SOE)
Marlise Helena Rissi ( Bibliotecária)
Rosangela Marques Bastos Susin (Diretora)

Público Alvo: Alunos de 8ª Série

Período de Execução: Outubro e Novembro - 2007

Áreas de conhecimento envolvidas: História, Matemática, Português, Educação Artística e Ensino Religioso.



SUMÁRIO


1. JUSTIFICATIVA.................................................03
2. OBJETIVOS.........................................................03
2.1 OBJETIVO GERAL...........................................03
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ...........................03
3. METODOLOGIA.................................................04

4. CRONOGRAMA .................................................04

5. AVALIAÇÃO ......................................................04

6. BIBLIOGRAFIA ................................................05




1. Justificativa

Observam-se os alunos, e percebe-se que muitos não tem conhecimento da Organização do Estado, Poderes, Constituição, Tributos, etc...
Através dos conteúdos estudados no Curso de Disseminadores da Educação Fiscal, da pesquisa, e de praticas criativas poderemos orientá-los na construção do conhecimento.


2. Objetivos


2.1. Objetivo Geral

Levar o aluno e suas famílias a atuar como cidadãos participantes desenvolvendo conteúdos e práticas sobre Educação Fiscal, isso é, desenvolver valores e atitudes, competências e habilidades necessárias ao exercício de direitos e deveres na relação recíproca entre o cidadão e o Estado.


2.2. Objetivos específicos

- Levar aos alunos e suas famílias o conhecimento sobre a Organização do Estado e seus poderes;

- Diferenciar Serviços Públicos e Serviços de Utilidade Pública;

- Estimular à participação social no tocante às questões tributárias, às finanças e gastos públicos, relativos às três esferas de governo;

- Incentivar a participação nas reuniões do Orçamento Participativo;

- Reconhecer a importância das notas fiscais;

- Reconhecer que a sonegação fiscal prejudica não apenas o governo, mas toda a sociedade, sabendo que o tributo arrecadado é o financiador dos Serviços públicos, que atende as necessidades da população.



3. Metodologia

Após a aprovação do projeto pela direção e coordenação pedagógica, levar o projeto ao conhecimento dos professores em reunião pedagógica, convidando-os a participar.
As disciplinas envolvidas desenvolverão as seguintes atividades:
História: Com a colaboração da bibliotecária, desenvolver pesquisa bibliográfica sobre Constituição, Organização do Estado e dos Poderes.
Educação Artística: Montagem de teatros sobre a história dos tributos; Cartazes explicativos sobre as espécies de tributos; Criação de folder alertando a comunidade sobre a importância da nota fiscal.
Português: Elaboração da pesquisa de campo, que objetiva saber se os familiares têm conhecimento sobre as espécies de tributos, e se acreditam na importância de exigir nota fiscal.
Matemática: Tabulação dos dados obtidos na pesquisa; criação e resolução de problemas envolvendo impostos.
Ensino Religioso: Participação na Campanha Nota Solidária, arrecadação de notinhas. Importância do Orçamento Participativo.


4. Cronograma
5.Avaliação

O presente projeto será avaliado constantemente no decorrer de cada atividade, através de observações feitas pelos professores e do material produzido pelos alunos sobre o assunto em questão.



6. Bibliografia


Educação fiscal no contexto social/Programa Nacional de Educação Fiscal. 2ª ed. Brasília, 2005. 48 p.: il. ( Série Educação Fiscal. Caderno 01)
Relação Estado-Sociedade/Programa Nacional de Educação Fiscal. 2ª ed. Brasília, 2005. 80 p.: il. (Série Educação Fiscal. Caderno 01)
Sistema Tributário Nacional/Programa Nacional de Educação Fiscal. 2ª ed. Brasília, 2005. 88 p.: il. (Série Educação Fiscal. Caderno 01)
Gestão Democrática dos Recursos Públicos/Programa Nacional de Educação Fiscal. 2ª ed. Brasília, 2005. 68 p.: il. (Série Educação Fiscal. Caderno 01).
Nota é Minha, Porto Alegre, 2005, Ano II, 4 ed.
Nota é Minha, Porto Alegre, 2006, Ano III, 5 ed.
Nota é Minha, Porto Alegre, 2006, Ano III, 6 ed.
http://www.programasolidariedade.rs.gov..br/
http://www.programasolidariedade.rs.gov..br/




















































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